Preparando-nos para a sua vinda

“Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem”. – 1Co 15:23

Se perguntássemos porque devemos falar sobre isso? Para que devemos preparar-nos? Em primeiro lugar, porque ele vai voltar (Jesus), e vai voltar inesperadamente, há qualquer momento, depois porque vai haver um julgamento.

Não vamos poder tratar desse tema teologicamente, não vamos ter tempo para falar sobre temas tão complexos como arrebatamento, milênio, tribulação, julgamento e outros. Esses temas devem ser estudados em uma reunião de estudo Bíblico ou classe bíblica. Aqui vamos ser práticos, não obstante a isso, bíblicos também.

No capítulo 15 de Coríntios, o Apóstolo Paulo fala sobre a ressurreição de Cristo. Ele começa dizendo que o evangelho que salva se resumi em três pontos:

  • Cristo Morreu pelos nossos pecados
  • Foi sepultado
  • Ressuscitou no terceiro dia

Nisso se baseia toda a nossa fé, se não cremos, se duvidamos de alguns desses pontos, nossa fé é vã e não há salvação para ninguém, todos estão perdidos: “e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm” (V14).

Jesus ressuscitou, ele foi as primícias, um princípio que se cumpre em Jesus, ele mesmo é uma primícia dos que são vivificados, ressuscitados e ele termina o versículo 23, dizendo que quando ele voltar, voltará para os que são dele, os que lhe pertencem. Quem são esses que são do Senhor? Quem são os que pertencem ao Senhor?

As marcas dos verdadeiros crentes

“parousia” – Significa chegada ou presença, no NT essa palavra se refere a segunda vinda de Cristo.

“Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos”. Mt 24:3

(V27) “Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem”.

(V37) “como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem”.

(V39) “e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem”.

Em algum momento será algo visível, e outro momento inesperado, isso fala sobre o arrebatamento e a vinda de Cristo, um será inesperado sem aviso o outro terá sinais claros.

A palavra “parousia”, usada em muitos versículos, tem o propósito de mostrar que:

Que a Volta de Cristo não é uma fábula

Não é uma invenção, não é uma possibilidade:

“De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade”. 2 Pd 1:16

Por isso precisamos sempre, cada dia lembrar disso e cuidar dos nossos atos, nossas atitudes diárias.

Que devemos estar inculpáveis

“Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos”. 1Ts 3:13

Que devemos ter paciência

“Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Sejam também pacientes e fortaleçam o coração, pois a vinda do Senhor está próxima.” Tg 5: 7,8

Que tenhamos esperança

“Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro”. 1Jo 3:3

Que esperança é essa? A esperança de viver e ver a manifestação de Cristo, a sua vinda como filhos de Deus. A palavra esperança vem de espera, de esperar, esperar com certeza, com confiança, essa espera não é passiva, exige responsabilidade, a Bíblia diz que os que pertencem ao Senhor, os que esperam a sua volta se afastam do mal, se afastam da iniquidade.

O regresso de Cristo é um dos principais temas das profecias bíblicas, e se nós queremos entender bem sobre a segunda vinda temos que ver o que Jesus disse, o que ele ensinou nos capítulos 24 e 25 de Mateus.

Como devemos esperar ?

“Assim, também vocês precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam”. Mt 24:44

Depois que ele faz essa advertência ele conta duas parábolas que são como ilustrações do tema da sua vinda. A parábola dos dois servos e a parábola das virgens. Essas parábolas não estão aí à toa, elas nos ensinam muitas coisas.

Ele quer mostrar que a “parousia”, tem implicações morais, requer vigilância, santidade, afastar-se do mal, mordomia e fidelidade, devemos ser fieis, vamos prestar contas.

Três tribunais:

  • Os da casa (O juízo começará pela casa)
  • Os judeus
  • Os ímpios

Não há espera sem fidelidade, sem responsabilidade.

“Feliz o servo a quem seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar”. Mt 24:46. Assim como? Servindo, ocupado, fiel, fazendo a coisa certa. Muitos cristãos estão ignorando completamente isso, porque querem viver as bênçãos imediatas, nossa cultura é imediatista, não sabemos trabalhar pensando adiante, preparação não é para nós, dizem. Ele espera encontrar-nos ocupados com o reino e não negligentes e pervertidos.

(V49) fala de uma vida desordenada, sem busca espiritual, sem preocupação espiritual, alguém que é servo, mas vivendo sem a consciência da volta do dono da casa, do seu Senhor.

A vigilância e a preparação trazem recompensa, Deus recompensará os que são sábios e vigilantes e estão preocupados em cuidar do dom que recebeu do Senhor.

A parábola das dez virgens

Aqui fala da preparação de outra maneira, fala sobre a volta de Cristo, a vinda do noivo, a noiva é a igreja, fala de uma vida cheia do Espírito Santo, a vida de testemunho, o próprio Senhor Jesus disse que nossas obras devem brilhar diante dos homens, isso é o que representam as lâmpadas e o azeite a presença do Espírito Santo, uma vida cheia da luz, da graça, da presença do Senhor.

Assim começa a nossa preparação, isso é um processo, você não sabe a hora, nem o momento, ele virá como ladrão, não para roubar, mas para tomar o que é dele, isso nós que somos deles. Ele não vem buscar gente perfeita, ele vem buscar gente regenerada.

Quando estudarmos o Apocalipse vamos aprender que:

O grande tema do livro de Apocalipse é a glória e a vitória de Cristo na sua vinda. Esta verdade é apresentada nas sete seções paralelas. Cristo vem para estabelecer o juízo e triunfar sobre seus inimigos. Na primeira vinda a glória de Cristo não era auto evidente, mas na segunda vinda será (Mc 14:61). A igreja triunfa com ele, enquanto seus adversários lamentarão (6:15-16; Zc 12:10). Os ímpios não se converterão (9:20; 16:9,11). Como Jesus virá?

  1. Uma vinda Pessoal
  2. Uma vinda Pública
  3. Uma vinda Visível
  4. Uma vinda Poderosa
  5. Uma vinda para juízo

Por todas essas razões devemos estar sempre preparados para a sua vinda.

Ap. Rubens de Mattos

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *