Páscoa Nossa Redenção

“Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado”. 1Co 5:7

Para alguns Páscoa é apenas coelho e ovos de chocolate, para os Israelitas, Páscoa é saída do Egito, mas para nós os Cristãos Páscoa é Cristo.

A palavra no hebraico para Páscoa é “Pesach” que significa “Passar por cima”, uma alusão a passagem do anjo da morte sobre o Egito, matando todos os primogênitos e para que o povo se recordara sempre do livramento de Deus da escravidão do Egito, ele instituiu a celebração da Páscoa que os Judeus até os dias de hoje praticam.

A Páscoa é recheada de símbolos representativos, assim como quase todas as celebrações religiosas. A maioria destes símbolos, no entanto, foram sincretizados pela igreja a partir de costumes e rituais pagãos ou de outras religiões.

A festa da páscoa instituída por Deus para o seu povo tinha três elementos:
• Um cordeiro
• Pão sem fermento
• Ervas amargas

“Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, juntamente com ervas amargas e pão sem fermento”. Ex 12:8
O cordeiro representa Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Quando João Batista viu a Jesus, sabia muito bem quem ele era.

“mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito”. 1Pd 1:19

As ervas amargas representavam toda a amargura do sofrimento provocado pela escravidão no Egito.

O pão sem fermento, além da pressa que tinha o povo em sair do Egito, não dando tempo para fermentar a massa, pão sem fermento representa vida sem pecado, não devemos dar tempo para que o pecado opere em nós. Quando permitimos a maldade e a malicia, a massa começa a levedar. Quando nos acomodamos e negligenciamos as coisas de Deus a massa começa a levedar, quando deixamos de orar e estudar a Bíblia, a massa começa a levedar.

Coelho e chocolate são adereços que visam distrair-nos do verdadeiro significado da Páscoa. Creio que deveríamos evitar essas práticas e aproveitar o momento para trazer compreensão aos nossos filhos sobre a morte e a ressurreição de Cristo. Qual foi o propósito dele ter morrido na cruz e também mostrar a eles que ele vive. Vamos ensinar nossos filhos a olhar para Cristo.

Quanto a nós, livremo-nos do fermento velho, a velha natureza, o velho temperamento, o velho caráter o pecado e a malicia, Deus tem algo novo, uma vida nova, uma graça renovada e esperemos pela sua vinda com gratidão e louvor.

Apóstolo Rubens de Mattos

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *