IDE E FAZEI DISCÍPULOS

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Mt 28:19

Há muitas maneiras hoje de se fazer discípulos, mas o Senhor Jesus foi quem instituiu as estratégias verdadeiras para tal.

A “Grande Comissão”, revela todas as estratégias dadas pelo Senhor a Igreja para fazer discípulos.

Pregando a palavra

Quando olhamos para o Novo Testamento, para o livro de Atos dos Apóstolos e os demais, vamos ver todas essas estratégias funcionando perfeitamente. Vemos que o crescimento da igreja era comentado com a seguinte expressão: “E a palavra de Deus se espalhava”. Era essa a preocupação maior dos Apóstolos. Em nenhum lugar do Novo Testamento você encontrará um apelo para que alguém venha fazer parte de uma igreja ou ministério.

“A fé vem pelo ouvir” – Ouvir a palavra, não outra coisa, esse termo “palavra”, usado pelo Apóstolo Paulo se refere ao Evangelho completo, Cristo é a mensagem, a missão de Cristo, sua encarnação, sua vida, morte, ressurreição e glorificação.

Essa é a palavra de fé que devemos pregar (V8). Não há como substituir essa estratégia, podemos aplicar métodos modernos, usar a tecnologia, mas devemos continuar pregando a palavra. A pregação da palavra não é apenas um discurso religioso, é uma mensagem que confronta, que julga e justifica, que renova, liberta e transforma. É o meio pelo qual o Espírito Santo nos dá fé. Não devemos substituir a pregação por uma discussão, um debate ou um Fórum, a palavra tem que ser pregada, anunciada.

A pregação não é essencialmente um ensino, é uma proclamação, não é apenas uma informação bíblica ou a discussão de uma ideia ou uma instrução doutrinária ou moral. A pregação do Evangelho é o próprio poder de Deus para a salvação de todo homem. Temos que que pregar mesmo que na congregação não tenha nenhum descrente, a medida que nos dispomos a pregar o Evangelho eles virão, pode ter certeza.

A pregação é algo publico que vai exigir também uma resposta publica de quem ouve. “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração de vocês”. A palavra pregada com a boca, vai exigir uma confissão de fé com a boca e o coração que levará a salvação, como diz o Apóstolo Paulo em Romanos

Ensinando a palavra

“Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. Ensinar todas as coisas implica em algo interminável, o que significa ser discípulos por toda a vida. Muitos creem que já não tem mais que aprender, já não querem aprender mais, não querem ouvir mais, querem ser mestres, está bem querer ensinar, mas um mestre verdadeiro, nunca deixa de ser discípulo, está sempre disposto a aprender. Precisamos aprender todos os dias porque somente o aprendizado constante e profundo pode manter-nos em constante discipulado.

 O batismo

Quase não se fala sobre o “batismo”, quando se estuda a grande comissão, mas o batismo é parte do discipulado cristão.

O Novo Testamento não aceita em lugar nenhum um discípulo que não seja batizado e que não esteja debaixo de constante aprendizado. Jesus mesmo esclareceu isso quando disse: “Quem crer e for batizado será salvo” No caminho do “Fazer discípulo”, está o batismo. Todos os discípulos devem ser batizados, mas também devem ser instruídos na palavra.

Aquele que não é capaz de seguir essa ordem na mesma linha de ação, fazer discípulos, ensinar e batizar é aquele que nunca recebeu um discipulado verdadeiro. Ele não sente a responsabilidade pessoal de fazê-lo, por isso muita gente na igreja está passiva, não acredita que deve falar de Jesus, de testemunhar sua fé a outros.

O Evangelho de Mateus não termina com a Grande Comissão, ele continua e só terminará na consumação dos séculos. O capítulo final de Mateus está sendo escrito todos os dias enquanto estivermos pregando batizando e ensinando.

Ap. Rubens

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *