A PREPARAÇÃO DA IGREJA

Não há dúvidas que estamos vivendo um tem de crise, mais do que apenas uma crise econômica, há uma enorme crise ética, moral e espiritual que cresce assustadoramente no mundo todo ameaçando as instituições mais importantes para o homem, a família e a igreja.

A igreja é desafiada nesse momento a tomar posições bíblicas, mesmo que pareça desconfortável porque ela não poderá ser relativista, ela não vai poder ficar titubeando entre duas posições, em cima do muro, tem que firmar suas convicções unicamente na Palavra de Deus. É dizer que cada cristão terá que se posicionar diante de tanta confusão ideológica.

Pensando em tudo isso é que resolvemos que o tema do ano de 2018 em nossa rede é: “A preparação da Igreja”. O propósito no desenvolvimento desse tema é conduzir a igreja a enfrentar os tempos difíceis esperados por todos. O crescimento da imoralidade, as ideologias, as guerras, as catástrofes naturais, sinais do fim dos tempos anunciados pela Palavra de Deus.

Quais as direções que seguiremos para preparar-nos para esses tempos? Em primeiro lugar devemos enfatizar o ensino da Bíblia para as nossas crianças, elas hoje são alvos principais e fáceis, quando estão nas escolas são obrigadas a ouvir todo tipo de doutrinamento ideológico.  Devemos então ensinar a Palavra de Deus nas casas e nas igrejas, lugares em que não seremos impedidos de fazê-lo.

Quais as convicções que devemos afirmar nesses dias?

 

QUE AS ESCRITURAS CRISTÃS SÃO A VERDADE

É a Bíblia totalmente confiável? Ela é isenta de erros? A primeira verdade que precisamos ouvir e aprender é que a Bíblia não precisa de nossa aceitação para ser a Palavra de Deus, independente de nós, ela é e sempre será a Palavra de Deus. Embora tenhamos o direito de interpretar a Bíblia, herança da reforma, não temos o direito de dizer o que ela não diz. Porque a primeira regra básica para uma interpretação correta é que “A Bíblia interpreta a própria Bíblia”, o que a Bíblia diz de si mesma é importante.

“As palavras do Senhor são puras, são como prata purificada num forno, sete vezes refinada”. Sl 12:6

“Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia”. Pv 30:5

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça”. 2Tm 3:16

O primeiro aspecto que devemos observar é que em toda a Bíblia Deus fala em linguagem humana diretamente aos seres humanos. Alguns querem questionar a comunicação de Deus com o homem, mas como Deus comunicaria ao homem seus propósitos numa linguagem que ele não entenderia? que não fosse humana, com todas suas falhas. Com isso dizemos que não se interpreta a Bíblia a luz de um pensamento ou uma ideologia qualquer. O que não é correto de maneira alguma é usar textos bíblicos para justificar os que pensamos.

 

Deus fala aos homens através dos homens

Essa é a forma mais natural usada por Deus para se comunicar com a humanidade. Deus fala diretamente aos homens na linguagem do homem e comissiona homens para fazer isso.

“Vá dizer a meu Servo Davi que assim diz o Senhor: Você construirá uma casa para eu morar?”. 2Sm 7:5

“Vá dizer a Ezequias: ‘Assim diz o Senhor, o Deus de seu antepassado Davi: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; acrescentarei quinze anos à sua vida”. Is 38:5

“Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Vá dizer aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém: Será que vocês não vão aprender a lição e obedecer às minhas palavras? pergunta o Senhor”. Jr 35:13

“Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo”. At 9:17

O fato da Palavra de Deus ser comunicada através dos homens, como os profetas por exemplo, não a desqualifica como Palavra de Deus. Os homens falam por Deus, seus mensageiros e profetas são a boca de Deus.

“Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer”. Ex 4:12

“Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar. Se alguém não ouvir as minhas palavras, que o profeta falará em meu nome, eu mesmo lhe pedirei contas. Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto”. Dt 18: 18-20

Essa palavra foi usada a respeito de Jesus Cristo e serviu como argumento para Pedro em sua pregação (At 3: 22,23)

 

Deus planejou que as suas palavras fossem escritas

“Depois o Senhor disse a Moisés: “Escreva isto num rolo, como memorial, e declare a Josué que farei que os Amalequitas sejam esquecidos para sempre debaixo do céu”. Ex 17:14

“Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Escreva num livro todas as palavras que eu lhe falei”. Jr 30:1,2

“Vejam com que letras grandes estou lhes escrevendo de próprio punho!”. Gl 6:11

O Apóstolo Paulo escreveu várias de suas cartas em prisões, provavelmente permitidas por Deus para que ele pudesse deixar esse legado de Deus para a Igreja.

Essas mesmas palavras foram escritas por ordem de Deus porque deveriam chegar até nós. Ele não somente instruiu levar as palavras dele, mas instruiu escreve-las, então entendemos que o que foi escrito foi a Palavra de Deus e não dos homens.

As palavras dos Apóstolos eram palavras de Jesus, eles se tornaram a voz de Jesus, não somente discípulos de Jesus.

“Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou”. Jo 17:14

As palavras que os Apóstolos receberam, foram as mesmas palavras de Deus agora através de Jesus.

Nesse rápido resumo tratamos de afirmar que a Bíblia é verdadeira do começo ao fim, e em cada palavra, linha ou página. Quando corretamente entendida a Bíblia não ensina nada mentiroso ou fora de ordem, afirmamos que ela é verdadeira em todos os tempos em todas as épocas. Mudam as culturas, os pensamentos e os comportamentos, mas ela permanece a mesma.

 

A RESSURREIÇÃO

A ressurreição de Cristo (1 Co15: 1-11)

Se Cristo não morreu, se não ressuscitou, não voltará. Se é um fato que ele morreu, é um fato que ele ressuscitou, então podemos crer que sua segunda vinda é um fato também, uma verdade. A ressurreição de Cristo é a vida do Evangelho, é a vida que venceu a morte, é a vida que subjugou a morte.

O evangelho não apenas possui vida, mas também poder para subjugar, vencer ou anular a morte. O evangelho que o Ap. Paulo pregou, foi o evangelho pleno:

V3,4 – “…Cristo morreu pelos nossos pecados…, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia…”.

Algumas religiões ensinam sobre Jesus, mas não de acordo com a Bíblia. Segundo o Corão, por exemplo, Jesus não morreu, mas só foi levado embora pelos anjos, então para eles Jesus está no céu, mas não foi crucificado nem ressuscitou. Paulo diz que se Jesus não ressuscitou nossa fé é vã.

Nós cremos de acordo com a Bíblia, que Jesus foi crucificado e ressuscitou. Ele é a própria ressurreição.

“Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá”. Jo 11:25

  • Houve testemunhas da ressurreição (V5-7)

Ele viveria, eles também (Jo 14:19) Todos os discípulos e Apóstolos o viram ressurreto.

  • O Apóstolo Paulo foi testemunha (V8-10)

Esse é o evangelho que deve ser pregado (V11). Crer em vão é (V2), é crer em um evangelho sem ressurreição, sem vida.

 

A nossa ressurreição (1Co 15: 20-34)

(V21) O homem por quem veio a morte foi Adão, o primeiro homem (V45). O homem por quem veio a ressurreição é Cristo, o segundo homem (V47).

(V20) Aqui vemos a verdade de ressurreição, ele é as primícias isso é, ele foi o primeiro a ressuscitar, não o único, isso é tipificado pelos primeiros frutos.

Adão introduziu a morte mediante o pecado, Cristo introduziu a vida mediante a Justiça. (Rm 5: 17,18).

Assim que nasce uma pessoa ela já pode morrer, pois em Adão se nasce na morte, mas em Cristo se ressuscita para a vida.

“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com estas palavras”. 1Ts 4:13-18

 

A vitória da vida sobre a morte (V54)

“A morte foi destruída pela vitória”.

A morte significa derrota para o homem, mediante a salvação de Cristo na vida de ressurreição, a morte será tragada na vida para nós, os benefícios da vida de ressurreição de Cristo.

(V55) “Onde está ó morte, a sua vitória?” Essa é uma exclamação de vitória sobre a morte, a vida ressurreta.

“Onde está ó morte o seu aguilhão?” Aguilhão da morte é o pecado, é a força do pecado, é a lei do pecado. Na redenção Cristo se fez pecado por nós, a fim de condenar a morte o pecado.

A partir desse entendimento agora podemos falar sobre a volta de Cristo, aquele que ressuscitou voltará, e devemos então estar plenamente preparados, se cremos que ele morreu e ressuscitou, então não temos dúvidas que ele voltará, e se ele vai voltar, precisamos estar preparados. Esse é o nosso foco estar preparados para a volta de Cristo, para os tempos finais.

 

O cristianismo na sociedade secular

“Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloquente nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus. Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. E foi com fraqueza, temor e com muito tremor que estive entre vocês. Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus. Entretanto, falamos de sabedoria entre os maduros, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória. Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?  Nós, porém, temos a mente de Cristo”. 1Co2: 1-16

Em nenhum lugar da Bíblia vamos encontrar o Apóstolo Paulo dando conselhos aos seus pupilos ou discípulos que se dedicassem a estudar a cultura secular, que aprendessem a citar clássicos gregos, que estudassem filosofia para debater com a elite intelectual, ele simplesmente disse: “Preguem a palavra, a tempo e fora de tempo”. Pode parecer que o que estamos pregando está fora de tempo, isso é, está atrasado, mas eu digo que não, estou pronto para enfrentar a hostilidade de quem quer que seja por pregar a palavra. Não vamos adotar o espírito da época. Francis Schaeffer (Crer também é pensar) disse: “Acomodar-se ao espírito do mundo em nosso tempo, nos dias de hoje é a forma mais grosseira de mundanismo como nos diz a própria palavra”.

“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego”. Rm 1:16

Essa é uma das declarações mais importantes e profundas do NT. O evangelho é o poder de Deus, é o próprio poder de Deus. É interessante porque naquela época os cristãos eram acusados de serem ateus porque não aceitavam os deuses da mitologia.

Para o mundo hoje o evangelho é insuportável, é atrasado, é discriminador porque expõe o pecado, condena o orgulho, condena a justiça humana e o coração incrédulo e os desvios morais.

 

O evangelho revela a justiça de Deus

O que acontece hoje é que as pessoas definem o evangelho em termos “antropológicos”, tentam adaptar o evangelho as necessidades e aos pensamentos humanos. Se esquecem que o evangelho é o poder e a justiça de Deus, ele fala de Jesus Cristo crucificado.

“Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: O justo viverá pela fé”. Rm 1: 17

Não se fala hoje sobre a ira de Deus em nenhuma mensagem escrita ou pregada.

(V18) O ponto de partida do evangelho para Paulo era a ira de Deus contra o pecado, contra a impiedade e injustiça dos homens. As pessoas não querem ouvir nada negativo e pronto.

  • A maioria, não digo todos, a maioria dos posts e comentários nas redes sociais, todas elas, é puro lixo, não acrescenta nada, não instrui em nada, é um monte de baboseiras, eu leio alguma coisa, não vejo quase nada, mas o que vejo é decepcionante, me faz pensar em como está o nível de tudo, intelectual, moral e espiritual.

Temos que pregar um evangelho diferente daquele que pregou o Ap. Paulo em seu tempo? Não, a mensagem é a mesma. A história da igreja nos ensina que, tempos e sociedades diferentes não exigem uma mensagem diferente. Muitos pensam que existe um evangelho para cada século da história ou uma igreja moderna para cada cinquenta anos. Podem pensar que estou atrasado, defasado ou até velho demais, mas vou continuar pregando a palavra, a Bíblia como ela é, doa a quem doer.

No versículo (V58) de 1 Co 15, o Apóstolo Paulo conclui o tema de ressurreição dando alguns conselhos, mantenham-se firmes, não sejam abalados por nada, sejam sempre dedicados a obra do Senhor, pois o trabalho do Senhor não é em vão.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *