A SOBERANIA DE DEUS E O SOFRIMENTO

“Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada”. Rm 8:18

A soberania de Deus é o seu poder e domínio sobre toda a criação. Tudo o que existe está debaixo do poder de Deus, nada acontece sem a permissão de Deus e nada pode impedir Deus de cumprir seus planos. Não é uma ideia muito popular hoje porque apresenta um Deus que parece um “ditador” que não dá liberdade ao homem. As pessoas hoje querem um Deus manipulável, que faça as suas vontades e supra suas necessidades.
A pergunta é: Se Deus é soberano e tem tudo sob controle na terra, se ele é bom, porque ele permite o sofrimento? Se Deus é justo porque as pessoas sofrem?

“O problema do sofrimento é a mais potente arma do ateísmo contra a fé cristã”. (CS Lewis).

Sem dúvida nenhuma, esse é o argumento mais levantado para justificar a descrença em Deus. “Se Deus é todo poderoso e realmente ama o homem, porque ele não impede as guerras, a fome, as doenças e o sofrimento humano?”.
Esse é o ataque à natureza e ao caráter de Deus, é o espírito ateísta que quer ver Deus morto. Crer na soberania tem alguma importância para nós? Nós não vamos conseguir falar plenamente agora, mas temos um mês para exaltar ao Deus soberano. Começamos entendendo porque amamos a um Deus bom e sofremos:

 

  1. DEUS NÃO MUDA

A Bíblia afirma que Deus “é”, “Eu sou o que sou” (Ex 3: 13,14), Deus é bom, Deus é amor, Deus é justo, ele é todo poderoso, ele não muda.

“E o Senhor não mudo” (Ml 3:6) – Ele é o padrão pelo qual todas as coisas são julgadas, não é minha avaliação, minha percepção, Deus não faz nada a partir de mim, ele faz tudo a partir dele. O caráter santo de Deus se manifesta em tudo o que Deus faz.

Deus é imutável – Que não está sujeito a mudar, permanente, imudável.

Ai nós vamos ao NT e encontramos em Hb 13: 8

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre”. Hb 13:8

Se somente Deus é imutável, somente ele não muda e Jesus é o mesmo e também não muda, então Jesus é Deus, então devemos confiar também que suas palavras, suas intenções, seus propósitos também não mudam.

A imutabilidade de Deus está intimamente relacionada com a imutabilidade da palavra de Deus: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”. Mt 24:35

O que significa que a sua palavra nunca está desatualizada, nunca será irrelevante para nossa vida ou época. Não há nenhuma promessa na Bíblia que

Deus sempre vai nos poupar do sofrimento.

“Vida cristã, não é vida sem dor”.

“Deus teve um filho na terra sem pecado, mas nenhum sem sofrimento”.

Dito tudo isso podemos então compreender que:

  1. DEUS TRANSFORMA AS SITUAÇÕES ADVERSAS PARA O NOSSO BEM

Essa verdade não está em nenhum Manual de teologia, mas deveria, a verdade prática de que Deus está no controle total da nossa vida.

“Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração! Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas”. Sl 84:5,6

Dependendo da tradução o vale de Baca é chamado de “Vale de lágrimas” ou “Vale Árido”, ou ainda “Vale das lamentações”. O termo “Baca” significa “Choro” ou “Lágrimas”. O mais interessante é que os versículos seguintes dizem que neste vale de lágrimas ou de choro muitos encontraram sua força. O Vale de Baca era passagem obrigatória para Sião, para chegar a Jerusalém e adorar no templo. A maioria dos tradutores bíblicos concorda que a palavra Jerusalém significa “Lugar de paz”, ou “Legado da paz”.

Por ser muito longo o vale, os peregrinos cavavam poços para obter água, muitos desses poços se enchiam de água nas chuvas de outono. Isso fazia com que muitos sedentos encontrassem água na sua peregrinação, o esforço de alguns, ajudavam a muitos. Isso nos mostra que nas circunstâncias adversas, Deus está presente e tem um propósito.

  1. MESMO QUE AS SITUAÇÕES DIFÍCEIS DEMORAM A PASSAR, DEUS CONTINUA SENDO DEUS.

“Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação”. Hc 3: 17,18

Estudando sobre o sofrimento eu descobri que o sofrimento tem mais a ver com coisas que nos faltam de que com a dor. As pessoas sofrem mais por que tem falta de alguma coisa que necessita.

Mesmo que as situações não mudem e faltem as coisas ele continua sendo o motivo da nossa alegria.

Martin Lutero – Escreveu n o hino Castelo forte, esse hino é chamado de O Hino da reforma, a marselhesa da reforma. Lutero escreveu esse hino debaixo de grande pressão pela possibilidade de ser queimado como Herege, ele escreveu esse hino porque sabia de pessoas que estavam morrendo queimados como hereges por causa dos ensinamentos da reforma. A estrofe final diz assim:

De Deus o verbo ficará,
Sabemos com certeza,
E nada nos assustará
Com Cristo por defesa!
Se temos de perder
Família, bens, prazer!
Se tudo se acabar
E a morte enfim chegar,
Com ele reinaremos!

Realmente isso parece mais “masoquismo”, coisa de gente que gosta de sofrer. Como pode alguém se alegrar no meio do sofrimento?
O Ap. Tiago diz: “Irmãos tenha como motivo de grande alegria passar por muitas tribulações”.  Como é possível isso?
O que posso dizer-te é que podemos ter alegria em tempos assim sabendo que a tribulação na nossa vida produz perseverança, a perseverança experiência e a experiência, esperança.

(V13) Só um cristão pode crer e viver isso.  Porque é possível enfrentar o sofrimento com alegria? Porque todos nós nos esforçamos para livrar-nos do sofrimento, todos nós lutamos contra a dor então porque ter alegria no sofrimento?

Porque Deus está trabalhando para produzir algo extraordinário na nossa vida.

Esses dias eu dizia que muitos cristãos querem ser como Moisés que foi um grande libertador, outros como Davi, um matador de gigantes, outros como Daniel que venceu leões, outros como Pedro, querem andar sobre as águas, mas quem quer ser como Estevão? Há pouca coisa sobre Estevão na Bíblia, o que ele fez de mais relevante? Ele morreu, foi apedrejado, ele morreu vendo a Glória de Deus, segundo Pedro, o texto que lemos, o sofrimento do crente, significa partilhar da glória futura de Cristo.

Deus não quer que seu coração se endureça, mas se derreta se derrame. Se você está sofrendo por erro seu ou por algum pecado se arrependa e ele é poderoso para perdoar-te e venha aos braços do Deus amor.

 “A minha alma apega-se a ti; a tua mão direita me sustém”. Sl 63:8

Sua mão nos guia quando perdemos o rumo e precisamos de direção, de orientação.

“Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá”. Sl 139: 9,10

A mão de Deus está sobre nós sempre, mesmo quando somos obstinados e rebeldes.

Ele se inclina para ouvir-nos.

“Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor”. Sl 40: 1-3

Inclinar – Natah, que significa inclinar-se com ternura para ouvir. A imagem é de um pai que se inclina para o filho que o chama e o puxa pela calça e ele se inclina para ouvir e dizer, filho estou aqui, o que você precisa.

Ap. Rubens de Mattos

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *